Wednesday, May 23, 2007

Abordagens educacionais nas aprendizagens em rede

Fases de desenvolvimento da aprendizagem:
Objectivismo: transmissão de conteúdos
Construtivismo: construção do conhecimento
Abordagem objectivista:
-Significado é algo que existe no mundo independentemente da experiência;
- O professor controla o processo de ensino;
- Indivíduos aprendem significados.
Abordagem construtivista:
- Aprendizagem é um processo activo e dinâmico;
- Construção individual e social do conhecimento;
- Conhecimento é construído através da experiência;
- Professor é um facilitador das aprendizagens;
- Informação e conhecimento emergem de relações, situações e contextos;
- Aprendizagem como processo complexo e contextualizado;
- Dimensão social acentuada na partilha e colaboração entre pares.

Abordagens educacionais e as Tecnologias da Informação

Ensino programado:
- Objectos de conhecimento pré-estabelecidos;
- Trabalho do aluno mais complexo.

Ensino assistido por computador:
-Orientado para a aprendizagem do aluno;
- Maior interactividade com os materiais;
- Exploração multimédia dos conteúdos.
Importância da concepção da aprendizagem como processo de construção da significação através da experiência.

Comunidades de aprendizagem em rede:
-Caracterizam-se por uma cultura de participação colectiva nas interacções que suportam as aprendizagens;
- Alternativas aos sistemas de ensino tradicionais, baseadas nas abordagens do construtivismo e do sócio-construtivismo;
- Participação e partilha dos membros da comunidade;
- Aprendizagens contextualizadas, flexíveis, interactivas e activas;
- Múltiplas oportunidades de aprendizagem e transferência do conhecimento para novas situações;
- Participação e envolvimento nas tarefas de aprendizagem;
-Partilha dos padrões de pensamento;
-Construção conjunta do novo conhecimento.

No comments: