Friday, April 27, 2007

"Atitudes das raparigas e dos rapazes europeus face às novas tecnologias da informação e da comunicação"

O documento fornecido trata-se de uma análise comparativa da situação das raparigas e dos rapazes europeus de 15 anos em relação às novas tecnologias da informação e da comunicação.
Vejamos as conclusões mais significativas deste estudo:
- Os rapazes são mais atraídos pelas TIC e mais autónomos na sua utilização. Utilizam o computador com mais frequência que as raparigas e afirmam ter mais aptidão para realizar tarefas mais complexas.
No que toca às raparigas, podemos dizer que o sistema educativo exerce uma maior influência, pois afirmam aprender a utilizar o computador na escola, e realizam as tarefas simples tão bem como os rapazes.
Na nossa opinião este estudo revela claramente a realidade que pudemos observar ao longo do nosso percurso escolar. Os rapazes demonstram desde cedo o seu interesse nas tecnologias da informação e da comunicação, vão descobrindo sozinhos as novas funções e interessam-se sobretudo por jogos.
No que se refere à comunicação on-line, o comportamento e semelhante em ambos os sexos, rapazes e raparigas utilizam e-mail e salas de chat para comunicarem.
As novas tecnologias têm um papel essencial no desenvolvimento dos jovens pois permitem acompanhar a sociedade e prepara-os para os novos desafios a enfrentar.

No comments: